Você está em
Home
Cursos
Término das matrículas: 19/08/2011 Organizadora Professora: Dra. Maria do Carmo Oliveira Carrasco Horário do curso: 19h às 22h - Terças-feiras Carga Horária Total: 18 horas-aula
Término das matrículas: 19/08/2011
Organizadora Professora: Dra. Maria do Carmo Oliveira Carrasco
Horário do curso: 19h às 22h - Terças-feiras
Carga Horária Total: 18 horas-aula
PROGRAMAÇÃO:
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral: Promover o aprimoramento, aplicabilidade e adequação comunicacional por meio das dicas e estratégias práticas comunicacionais e fonoaudiológicas utilizadas no módulo 1, garantindo o desenvolvimento do perfil comunicativo para o cenário jurídico e relações pessoais.
Objetivos Específicos: Durante o curso será realizada uma avaliação detalhada de cada participante, tomando como referência os itens abaixo:
Aspectos anatomofisiológicos da fala (órgãos fonoarticulatórios);
Análise do Discurso: elaboração, organização e linguagem;
Aspectos comunicacionais;
Performance comunicacional;
Discussão sobre os casos e perfil do grupo;
Organização, reorganização e treinamento prático.
Ementa: Comunicação e Fundamentos da Oratória Contemporânea. Dicas para falar em público sem medo. Aprimoramento dos aspectos comunicacionais e das estratégias para a organização de discursos e apresentações. Dicas para a comunicação negocial. Estratégias para falar com clareza e objetividade. Aprimoramento das estratégias (sorrir e olhar) para convencer e influenciar. Técnicas comunicacionais aplicadas aos procedimentos jurídicos. Recursos e aspectos lingüísticos. Impostação vocal. Falar de improviso. Aprimoramento da técnica da boa escuta. Marketing pessoal e comunicacional. Dicas para utilizar recursos audiovisuais para apresentações, negociações e atendimento ao cliente. Reavaliação do grupo e avaliação do curso.
Conteúdo Programático (títulos e discriminações de unidades e subunidades)
_________________________________________________________________________
Unidade 1: Reavaliação e auto - avaliação da performance comunicativa. Atividades práticas para o levantamento do perfil comunicacional e fonoaudiológico do grupo e dos participantes. Aspectos positivos, pontos fortes e pontos para implementar. Comunicação Eficaz e Oratória Forense: discurso jurídico, argumentação jurídica e retórica no direito.
Unidade 2: Fornecer as técnicas comunicacionais aplicadas aos procedimentos jurídicos. Como organizar um discurso. Tipologia dos discursos circunstanciais. Ligações interessantes entre as partes do discurso. Técnicas para estruturação e organização das idéias, frases e informações para apresentações, seminários, reuniões, júri, sustentação oral, negociações, comícios, fornecimento de entrevistas na mídia televisiva, rádio e imprensa escrita. Aprender a falar de improviso em qualquer situação. Técnica da 'boa escuta'.
Unidade 3: Fornecer subsídios teórico-práticos para desenvolver a comunicação estratégica e marketing comunicacional: etiqueta, visual, aparência, imagem, postura, traje forense, desenvoltura. Dicas de composição de indumentária (vestuário) e imagem: cor, estilo, acessórios, óculos, meias etc. Utilização do visagismo como ferramenta.
Unidade 4: Aspectos comunicacionais: VOZ e DICÇÃO
Aprimoramento da voz: adequação respiratória, relaxamento, postura, aquecimento e desaquecimento vocal, ressonância vocal, entonação, ênfase e inflexão. Impostação (colocação) vocal, intensidade e velocidade para audiências. Aprenda a passar credibilidade, segurança e confiança. Exercícios práticos. Uso de microfone. Tipos de microfones.
Aprimoramento da dicção: articulação dos sons da fala. Dicção e pronúncia correta das palavras. Exercícios práticos. Aprenda a passar a impressão de muito conhecimento, franqueza e desejo de ser compreendido. Sotaque e regionalismo (pontos positivos e adequações necessárias).
Unidade 5: Aspectos comunicacionais: VOCABULÁRIO
Aprimoramento do vocabulário: recursos lingüísticos adequados que devem ser utilizados e aspectos que devem ser evitados durante o atendimento ao cliente, um conflito, exposição, negociação e relacionamento interpessoal. Principais erros no uso do vocabulário. Exercícios práticos para adequar e ampliar o vocabulário.
Unidade 6: Aspectos comunicacionais: EXPRESSÃO CORPORAL
Aprimoramento da expressão corporal (gestos indicativos e representativos). Falar com desembaraço e sem constrangimentos: melhorando a postura e a gesticulação. Como desvendar os significados dos gestos e linguagem corporal. Como utilizar a linguagem corporal adequada e a seu favor. Os principais erros e atitudes desaconcelháveis. Expressão corporal e facial para falar de pé, sentado, orientação para mulheres, etc. Adquirir estratégias (sorrir e olhar) para convencer e influenciar.
Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização dos métodos Ativo-dirigido (exploração de idéias e discussão em grupo) e Ativo-participativo e técnicas de apresentações individuais e em grupo, dinâmicas práticas, exercícios em grupo, jogos, simulações, além da utilização de recursos instrucionais e audiovisuais.
Recursos Instrucionais e Audiovisuais: multimídia ( data show), retroprojetor, tv, vídeo, ou material de apoio para atividades ou apostila.
Critérios e Instrumentos de Avaliação: Estratégias com objetivos cognitivos: realização das atividades propostas em aula, textos e vivências
Estratégias com objetivos afetivos: técnicas de sensibilização e avaliação de reação ao curso.
Estratégias com objetivos corporais: simulação prática, reprodução de estratégias vocais, motoras relacionadas à aquisição de estratégias para o aprimoramento da voz, da comunicação, oratória, laboratório de observação e produção de discursos.
Bibliografia Básica:
BUENO, S. A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
BEHLAU, M. Avaliação e Tratamento das Disfonias. São Paulo: Lovise, 1995.
CÂMARA, J.M.. A estratégia da Palavra. São Paulo: Gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O . Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. Manual Teórico Prático. São Paulo: Lovise, 2001. Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J. & ALL. Pesquisas de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975. ( Trad. Leda Pinto Mafra Iruzum) apud POLITO, R.. Técnicas e segredos para falar bem. São Paulo: IOB Publicações Jurídicas, 1993.
COLUCCI, E. e CARRASCO, M.C.O. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Negociação. Belo Horizonte: Anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Set/2002.
DAMIÃO, R. e HENRIQUES,A. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Atlas. 1997.
FERNANDO, P. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
FISHER, R. e URY, W. Como chegar ao sim - a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, Ed. 1994.
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia Estética. São Paulo: Pró Fono, 2000.
MARTINELLI, D. P.e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Ed Atlas, 1997.
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São Paulo: Makron Books, 1993.
PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 2001.
POLITO, R. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001.
POLITO, R. Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa. São Paulo: Saraiva, 2001.
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégicas, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
TOLEDO, M.P.M. E NADOLSKIS, H.. Comunicação Jurídica. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002
WEISS, D. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Trad. Marta Mortara. São Paulo. Nobel, 1991.
ESA Santos
Valor do evento:
R$200,00
Em até:
2x de:
R$100,00