SEMPRE PENSANDO NO FUTURO

20/08/2019

Não dá para falar de IPESP sem lembrar de Rogério Bassili José, que ocupa o cargo de diretor-adjunto na nova gestão da OAB Santos. Ele afirma que esta diretoria continua a dar total apoio à Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Advogados (ADDPA). "Atuamos em parceria com a diretoria da Associação dos Advogados de Santos, que também sempre deu total apoio à luta, tendo como presidente o Dr. Erike Marcos Oliveira".

O diretor ressalta que uma das tarefas da Subseção é dar respaldo aos ex-associados do Ipesp que foram lesados com a sua extinção. "Temos a comissão do IPESP e sempre vamos dar as informações e apoio ao ex-contribuinte, aposentados, pensionistas e aos contribuintes ativos, aqueles que ficaram de fora do IPESP após a extinção da carteira em 2009".

Bassili acredita ser importante fazer os jovens advogados terem noção da importância do IPESP e de como foram prejudicados com a extinção do instituto. "Infelizmente perdemos e nunca mais vamos conseguir recuperar uma aposentadoria como era a do IPESP. A carteira foi destruída por incompetência e inveja de algumas pessoas que prejudicaram a vida de 47 mil pagantes e que hoje já poderia estar em mais de 100 mil pagantes".

Este ano, a OAB Santos e a AAS receberam o deputado estadual Carlos Giannazzi para uma abordagem sobre o tema. "A reunião foi ótima, ele dá todo apoio ao nosso movimento há mais de 10 anos. Foi o único que sempre esteve ao lado dos advogados, mesmo sendo professor e diretor de escola, ao contrário de vários deputados advogados que votaram contra e a favor da extinção, uma verdadeira traição".

E Bassili salienta que a Subseção Santos vai manter estreita ligação com a seccional da OAB SP, que tem uma comissão específica para acompanhar o caso IPESP. "Agora, com a nova diretoria da OAB São Paulo, o presidente Dr. Caio Augusto e o Dr. Ricardo Toledo criaram uma comissão do IPESP tendo como diretores alguns dos participantes da ADDPA, como os diretores Dr. Antonio Carlos Teixeira, Edson Freire e Irai Paladino".

O diretor ainda ressalta a atuação da Câmara Interamericana de Justiça no caso IPESP: "É uma ação internacional que foi proposta pela ADDPA contra o Governo de São Paulo, visto estarem prejudicando os aposentados, idosos e indo contra uma lei de previdência e seu direito adquirido. Já estamos em fase de réplica do Estado e acredito que o governo seja condenado internacionalmente. Pena que os verdadeiros culpados, como o ex-governador no ano de 2009, vão ficar impunes".
 
Balanço
Sobre a atuação da nova diretoria da OAB Santos, Bassili considera excelente o balanço inicial da gestão. "Em menos de 100 dias aumentamos o número de convênios, aumentamos o número de participantes do plano de saúde Santa Casa, fizemos vários cursos, palestras".

Ele também destaca a parceria com a AASP e o apoio dos diretores do Fórum Estadual e dos fóruns regionais estaduais. "Estivemos com o presidente do TJ e vamos, juntos, melhorar a liberação dos mandados de levantamento de honorários junto ao Banco do Brasil. Também mantivemos um contato com a diretoria dos fóruns Federal e Trabalhista".

Como planos, o diretor pretende aumentar o número de cursos e palestras oferecidos aos inscritos, investir mais na saúde e previdência do advogado. "Sempre pensando no futuro".