Nós, Pessoas Pretas

17/05/2022


 

É o nome do Projeto apoiado pela Comissão de Igualdade Racial da OAB Santos e que tem como parceiros a Escola Preta, Produção Preta, Jornal Empoderado, Rede Brasileira de Conselhos e Unegro Costa da Mata Atlântica e outras. Representantes do grupo estarão na audiência pública, amanhã, 18/05, no Tribunal Superior Eleitoral. 

Na ocasião, serão apresentadas ideias e sugestão de ações para promover a igualdade e a equidade racial no sistema eleitoral. O Projeto é composto por diversos coletivos e organizações da Sociedade Civil da Comunidade Negra da Baixada Santista, do Litoral, da Capital, do Interior Paulista e também de Salvador/BA e Jaboatão dos Guararapes/PE. Esses coletivos e instituições se reconhecem como fazedores culturais e ativistas políticos, cujo trabalho é tornar eficazes ações afirmativas, de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei n.12288/10).
Nesse contexto, a OAB Santos foi escolhida para ser o espaço diálogos, valorização e difusão da política da Promoção da Igualdade Racial. Desta forma, o Projeto Nós, Pessoas Pretas, através da Comissão de Igualdade Racial de nossa Subseção, promove encontros de difusão dos conhecimentos acumulados pelos ativistas de política pública e fazedores culturais negros, na forma de painéis de exposição.
Serão 28 encontros digitais e híbridos de março e junho de 2022 e envolverão temas como: Panorama da História da Participação da Comunidade Negra no Brasil; Educação Étnico-raciais; Enfrentamento à Violência provocada pela Discriminação Racial; Mundo do Trabalho e População Negra; Representatividade da Mulher Negra na Sociedade, Direitos e Liberdade Afrorreligiosa, Saúde Integral da População Negra, Combate ao Racismo e na Mídia e Racismo Ambiental, o que resultará em uma Videoteca para Equidade Racial.

Audiência Pública no TSE
O Projeto Nós, Pessoas Pretas foi um dos escolhidos para Audiência Pública no Tribunal Superior Eleitoral, dia 18 de maio, às 10h00. Representa oportunidade única para que o esforço dos coletivos e instituições exercerem a participação popular  em um âmbito essencial para o enfrentamento da desigualdade racial dentro do sistema eleitoral, influenciando o pleito Eleitoral de 2022.
A Audiência pode ser acompanhada pelo canal do youtube do TSE: NID TSE - https://youtu.be/27MGiSVOYCg