União da classe em torno das prerrogativas e desenvolvimento profissional
Esses foram aspectos enfatizados pelos presidentes da Secional, Dr. Leonardo Sica, e Raphael Meirelles, da Subseção Santos, na cerimônia da Posse Solene da OAB Santos gestão 2025-2027.
Objetivo e acessível, Leonardo Sica, presidente da OAB São Paulo, elogiou a votação histórica de Raphael Meirelles (cerca de 73%) dos votos válidos, demonstrando o alinhamento da advocacia santista com ações realizadas em três anos, tanto a favor da classe como dos cidadãos.
Sica, ele mesmo eleito com a maior votação no país (52,48%), destacou a necessidade de fortalecer a advocacia, como meio de acesso à justiça e, para isso, a qualificação do profissional e a presença firme da OAB, enquanto instituição representativa, se sobressaem.
Também representando a Secional, Daniela Magalhães, vice-presidente e forte incentivadora do papel da mulher advogada no cenário organizacional da Ordem dos Advogados do Brasil.
Gestão 2025-2027 da Subseção Santos da OAB
Para Meirelles, quem alcança o quadro executivo da OAB, "em qualquer função tem prioridades inerentes ao cotidiano da profissão, porém, está inserido em uma sociedade que se transforma rapidamente e que exige a mesma dinâmica do direito. Hoje, a OAB Santos é símbolo de que a convivência com o diferente, o novo, deve ser motivo para fazer o direito ainda mais pujante, pela liberdade, pela inclusão, na garantia da existência livre em uma sociedade plural".
Fazem parte da gestão 2025-2027, junto com Raphael Meirelles na presidência, Daniella Berkowitz, vice-presidente; Leonardo Ramos, secretário-geral; Jackeline Pereira, secretária-geral adjunta e Cezar Hyppolito, tesoureiro.
Sérgio Fernandes Marques, atual Diretor Adjunto de Gestão, foi homenageado pela diretoria empossada, por sua atuação em prol da advocacia como secretário-geral adjunto na gestão 2013-2015 e vice-presidente, no triênio de 2022-2024.
Cerimônia concorrida
Entre os presentes na Posse Solene, Audrey Kleys, Vice-prefeita, representou o Chefe do Executivo, Prefeito Rogério Santos; Adilson Junior, Presidente da Câmara Municipal santista; Maria Lúcia Robalo, diretora da CAASP, representando sua presidente, Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira; os presidentes de outras gestões da Subseção Santos Osmar de Paula Conceição Junior (1995-1997), Rodrigo de Farias Julião (2013-2015 e 2019-2021) e Luiz Fernando Afonso Rodrigues (2016-2018); os conselheiros estaduais Danilo de Oliveira, Flavia de Oliveira Santos do Nascimento, Helder Piedade, Isabela Castro de Castro, Josiane Cristina Silva, Katia Louro Cação e Luciana Vaz Pacheco de Castro.
De outras Subseções, compareceram Elisa Ambrosina Ceravolo, presidente, e Ivaneide Sousa Daumichen, tesoureira, da OAB Bertioga; Franco Paes Pinto Antunes, presidente da OAB Praia Grande; Graziele Kliman, presidente, Marystella Ferreira secretária-geral, Sarah Aragão, secretária-geral adjunta e Adriano Neves Lopes, tesoureiro, da OAB São Vicente; Marcos Aurélio da Silva Freire, presidente da OAB Miracatu; Thiago Augusto Seabra Marques, presidente da OAB Itanhaém e, da OAB Guarujá, Roseli Aparecida Costa Veiga de Morais, presidente, e Beatriz Otero Biancato, secretária-geral adjunta.
Também presentes Marcelo Pavão de Freitas, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos; das secretarias municipais de Santos, Gabriel Miceli (secretário adjunto de Meio Ambiente) e Elias Junior (secretário de Desenvolvimento Social); os vereadores Renata Bravo e Rafael Pasquarelli, além de Fábio Ferraz, secretário de governo da Cidade.
Cada área de ação da OAB Santos foi representada: Tânia Machado de Sá, diretora adjunta de Prerrogativas, pela Diretoria Adjunta; das Comissões Temáticas, Roberta Meirelles de Paula Alcedo dos Anjos, presidente da Comissão de Direito Processual Civil, representou todos os presidentes; Joaquim Fernandes, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Câmara da Justiça Criminal, todos os vice-presidentes e Luciana Wendler, secretária da Comissão de Leilões, todos os secretários.