O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens para conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, que aproveitou as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país - com 28,6% dos casos, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. As taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido a dois motivos: aumento da expectativa de vida da população e melhoria da capacidade diagnóstica.
Sintomas
Os mais comuns incluem necessidade frequente de urinar, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, fluxo fraco ou interrompido de urina, dor ou ardor, dificuldade para ter uma ereção, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou no sêmen, dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas.
A Sociedade Brasileira de Urologia considera e recomenda a idade de 50 anos para que os homens procurem um médico especialista e que façam exame de câncer de próstata para um diagnóstico precoce.
Exames que avaliam a próstata
* PSA - É feito a partir de um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA, que tem como resultados normais valores menores do que 4 ng/ml.
* Toque retal.
* Ultrassonografia.
* Medição do jato de urina.
* Exame de urina de laboratório.
* Biópsia.
Prevenção
Segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Fatores de risco para o Câncer de Próstata
. Histórico familiar : pai, irmão, tio
. Raça: homens negros sofrem maior incidência
.Alimentação rica em gordura animal e obre em alimentos naturais
.Sedentarismo e obesidade
.Disfunção hormonal
Cartilha de Direitos e Benefícios aos Portadores de Câncer
A OAB Subseção Santos, através da Comissão de Saúde elaborou Cartilha com o objetivo de difundir aos pacientes oncológicos as conquistas dos cidadãos no que se refere aos direitos e benefícios sociais e jurídicos que poderão contribuir para melhorar obtenção de qualidade de vida durante o período do tratamento, reabilitação ou convalescência da saúde.
Iniciativa lançada e de total acolhimento pela sociedade é atualizada todos os anos.
A Cartilha está disponibilizada no site da OAB-Santos www.oabsantos.org.br e sua versão impressa é distribuída gratuitamente na sede da OAB-Santos.