Você está em
Home
Comunicação
Comissão em Pauta
A tão esperada Black Friday chegou. Com origem nos Estudos Unidos e no Brasil desde 2010, a promoção que inaugura a temporada de compras natalinas, com significativos descontos, já virou a época de compras mais querida do ano pelos consumidores. Porém, é necessário tomar os devidos cuidados para que a realização de uma compra não vire uma frustração, restando por trazer problemas com esta e até mesmo podendo acarretar na perda do dinheiro do consumidor, por fraude.
Antes de adentrar nas providências que o consumidor deve tomar antes de realizar sua compra, vamos analisar os pontos positivos da semana de Black Friday, no atual momento em que vivemos.
A Black Friday é uma ótima oportunidade tanto para empresa, quanto para o consumidor. Do lado da empresa por atrair o cliente ao seu estabelecimento comercial ou website, podendo efetuar as vendas em promoção e também abrindo possibilidade para a venda de produtos fora da promoção.
Ainda pelo lado da empresa, ao analisar o atual momento de crise econômica em que vivemos, por conta da pandemia, em que o consumidor acaba segurando mais seus gastos, verifica-se que a empresa tem uma ótima oportunidade de transformar seu estoque em dinheiro, bem como fidelizar o cliente, para que este volte a comprar fora da semana de promoção.
Do lado do consumidor verifica-se uma ótima oportunidade em adquirir um produto que deseja, com valor abaixo do praticado pelo mercado, fora da Black Friday.
Em relação aos cuidados que o consumidor deve tomar, primeiramente este deve ter conhecimento ao valor do produto praticado pelo mercado fora da Black Friday, para garantir que realmente está fazendo um bom negócio. Além disso, o consumidor tem que avaliar onde está efetuando a compra, e assim verificar que trata-se de uma empresa idônea e possivelmente não terá problemas com esta. Recomenda-se que o consumidor faça pesquisas sobre a empresa junto aos sítios eletrônicos do Procon, consumidor.gov.br e reclame aqui. Verifique se há muitas demandas contra essa empresa e se essas demandas são solucionadas.
Importante destacar que a promoção deve ter a comunicação junto ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva, de modo a deixar em total transparência os produtos disponíveis e o desconto praticado, demonstrando sua boa fé e não, tão somente, ser um chamariz ao consumidor para o estabelecimento comercial ou website, uma vez que essa prática é considerada publicidade enganosa, podendo a empresa sofrer multa administrativa e ser acionada judicialmente, se praticá-la.
Por fim, o consumidor ao efetuar a compra deve se atentar ao prazo de entrega estabelecido pela empresa, quando se trata de compra efetuada fora do estabelecimento comercial, uma vez que este prazo deve ser cumprido, sob pena do consumidor exigir alternativamente, a entrega do produto, a devolução do dinheiro ou o abatimento do valor pago, na compra de outro produto. Podendo ainda, o consumidor requerer indenização pelo dano sofrido, em juízo.
Todo cuidado é pouco e qualquer irregularidade detectada entre em contato com o PROCON, registre sua demanda no website consumidor.gov.br e procure um advogado de sua confiança a fim de garantir seu direito, consumidor.