Você está em
Home
Comunicação
Comissão em Pauta
Há vários anos, a OAB de Santos, através da sua Comissão de Saúde, promove campanhas e ações de prevenção e combate à Hepatite C. Informação correta é a forma de alertar seus inscritos e familiares sobre essa doença silenciosa.
Entre as ações, a Comissão de Saúde realiza palestras, testagem sorológica, distribuição de folders, aconselhamento e encaminhamento específico, nos casos positivos. Contudo, em razão da pandemia do coronavirus, este ano, como em 2020, a OAB Santos suspendeu a campanha de testagem sorológica.
Nessas ações, a Comissão de Saúde atua em parceria com o Grupo Esperança, ONG de serviço voltado ao combate à Hepatite C. O presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, explica que "a Hepatite C é uma inflamação do fígado. Doença silenciosa em mais de 80% dos casos, se não tratada, pode levar à cirrose e ao câncer de fígado, sendo o maior indicativo para transplante desse órgão. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante e a divulgação torna-se a melhor arma para combatê-la".
A incidência da Hepatite C no Brasil é alta, com cerca de 300 mil casos notificados nos últimos dez anos. De acordo com o Ministério da Saúde, 600 mil pessoas podem estar infectadas, porém, ainda não têm conhecimento de que estão acometidos pela doença. Contudo, pela informação, a população tem como testar e, em caso positivo, trata-la e curá-la.
Um teste simples de detecção, com resultado imediato, pode diagnosticar a enfermidade em seu estágio inicial, cujas chances de cura podem chegar a 100%. Os medicamentos necessários são distribuídos gratuitamente pelo SUS.
Transmissão
A transmissão ocorre por via parenteral, porém, o vírus pode permanecer ativo fora do organismo até 72 horas, em condições de infectar outras pessoas, em especial, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes não esterilizados, como alicates de unha, aparelhos de barba e similares, bem como vários utensílios usados no cotidiano da população.
OAB Santos: engajamento para alertar a população
O Julho Amarelo, reconhecido em todo o país como o mês de alerta à Hepatite C, também recebe atenção da Subseção. Este ano, a Comissão de Saúde e o Grupo Esperança vão contar com outro parceiro, o Instituto Horliana, para divulgação das informações sobre prevenção, transmissão, assistência, diagnóstico e tratamento.
Outras ações estão conformadas durante todo o mês de julho, como a:
- iluminação da sede da OAB Santos na cor amarela;
- a iluminação amarela na Avenida Ana Costa, Praça das Bandeiras e o Viaduto na entrada da cidade;
- iluminação na Pinacoteca Benedito Calixto;
- Exposição e distribuição da Cartilha da Hepatite C, organizada pela Comissão de Saúde e o Grupo Esperança no hall do térreo da Casa do Advogado e da Cidadania. A cartilha também se encontra no site da OAB Santos pelo link: https://www.oabsantos.org.br/downloads/191-cartilha-hepatite-c/
Para o dia 26 de julho, o Instituto Horliana vai promover uma live no programa Saúde para Todos, em seu canal do Youtube, com a presença de Jeová Pessin Fragoso, além do médico infectologista Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo.
Ever Felicio de Carvalho
Vice-Presidente da Comissão de Saúde