OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

Evento presencial: O legado de Alzira Rufino para o feminismo amefricano

ID 1091
Início do Curso 01/08/2023
Programação

1º de agosto de 2023 às 17h30

O legado de Alzira Rufino para o feminismo amefricano - encerramento da III Semana Tereza de Benguela

MEDIADORAS:
AUGUSTA FRANÇA
graduada em Relações Públicas pela Universidade Monte Serrat - UNIMONTE (2004), tem formação Técnica como Guia de Turismo pela ETEC - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2021), é a idealizadora do TurMochilando Afro Culturas onde atua com Afroturismo realizando a "Caminhada dos Quilombos Históricos de Santos do Século XIX", todos os meses desde 2022. Com objetivo de propor para o público interessado através de roteirosturísticos, narrativas com conteúdos históricos sobre a vida da população negra na cidade de Santos, do período em que esses se encontravam nas condições de escravizados, como também Idealizadora do Coletivo Quilombagem Literária em 2021, composto atualmente por cerca de 15 escritores negros e negras da Baixada Santista, com objetivo de garantir espaço para a literatura negra em eventos como Feiras, Roda de Conversa, Palestras, Encontros Literários entre outros eventos culturais que possibilite divulgar as produções literárias de autores negros e negras
da região.

IZABELLA GOMES
advogada e especialista em ciências criminais. Na OAB/SP, subseção de Santos, é membro efetivo da Comissão de Igualdade Racial e é secretaria da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil. Coautoria da obra "Vidas Negras Importam? Análises e Reflexões sobre Equidade Racial".

VICTORIA NAVARRO
advogada, pós-graduanda em Direito das Mulheres e Advocacia Feminista, pós-graduanda em Logística Portuária e Direito Marítimo, pesquisadora nas áreas de Direito Penal, Direito Ambiental, Fashion Law e Direito Marítimo, faz parte do grupo de Estudos de Fashion Law e do grupo de pesquisa de Direitos Humanos e Vulnerabilidade, ambos da UNISANTOS. Secretária da Comissão de Igualdade Racial da OAB Santos, membro da comissão especial de Direito da Moda da OAB-São Paulo.



PALESTRANTES:
MARY FRANCISCA DO CARENO
Professora aposentada da UNESP- campus de Assis/SP. Tem Pós-doutorado, pela City University of New York, New York na área da Sociolinguística, Dialetologia e Línguas crioulas. Luta por uma educação antirracista, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos especializados e anais de eventos, divulgando resultados de pesquisas sobre aspectos históricos, socioculturais e pedagógicos dos quilombos do Vale do Ribeira. Membro Colaboradora da Comissão de Igualdade Racial da OAB Santos.

SUELI MUNIZ
Mulher negra e periférica, é assistente social de formação. Atuou
como assistente social da cadeia feminina e masculina no município de Santos. Foi chefe do setor de identificação no Palácio da Polícia - Santos. Membro colaboradora do Dispositivo Artístico Plataforma da cidade de São Vicente. Participação nos documentários: Flores de Sal, de Cláudia Muller e Mulheres de Luta, de Bete Nago. Dedica-se ao Educafro Núcleo Alzira Rufino (Melvi), onde está coordenadora geral. Cocriadora da Odara Produções Culturais e eventos. Atua como diretora social na AMORSAM.

VERA OSCAR
73 anos, formada em jornalismo, feminista, antirracista. Vicepresidente do Centro dos Direitos Humanos da Baixada Santista Irmã Maria Dolores, Coordenadora no projeto Promotoras Legais Populares, responsável pela
Secretária de Mulheres do PT de Santos. É uma das responsáveis pela
implantação do Projeto Educafro na Baixada Santista.

LUANA TOLENTINO (remotamente)
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Professora de História da Educação Básica desde 2008, têm se dedicado à Formação Inicial e Continuada de Professores. É autora dos livros "Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano na discriminação
no Brasil" e "Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula". Em 2016, recebeu a Medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais. É colunista da revista Carta Capital e pesquisadora do NEIA -Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade/UFMG.

DAYSE PACÍFICO - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS - MULHERES NEGRAS E AFRICANITUDE
40 anos, mãe solo, nascida e criada em Santos/SP. Fotógrafa
há 3 anos, educadora física já 19 anos e bailarina a vida toda.


Realização: Comissões de Igualdade Racial, Verdade sobre a Escravidão Negra e Mulher Advogada

Apoio: Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital - USP, Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, UNEGRO Costa da Mata Atlântica, Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria vai com as Outras, Promotoras Legais Populares, Educafro Alzira Rufino, Associação Acolher, Afro Ativismo Digital, Compir Cubatão, Insubmissas Escritas de mulheres Negras, Mulheres Negras no Front, PLPs Pretas, Afrotu, Comissão de Igualdade Racial - OAB Bertioga, UJC.

Local: Auditório II da OAB Santos, Praça José Bonifácio, nº 55 - 2º andar

.

Promotora

OAB Santos

Investimento

Gratuito

Vagas Disponíveis

180