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Término das matrículas: 22/07/2011 Organizadora e Professora: Dra. Maria do Carmo Oliveira Carrasco Horário do curso: 19h às 22hs - Terças-feiras Carga Horária Total: 12 horas-aula
Término das matrículas: 22/07/2011
Organizadora e Professora: Dra. Maria do Carmo Oliveira Carrasco
Horário do curso: 19h às 22hs - Terças-feiras
Carga Horária Total: 12 horas-aula
PROGRAMAÇÃO:
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral: Preparar o advogado para enfrentar a expressiva quantidade de demandas exigidas pelo Poder Judiciário (audiências, sustentações orais, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc) fornecendo estratégias e técnicas modernas para possibilitar a comunicação eficaz.
Objetivos Específicos: Fornecer curso com o objetivo de processar a aquisição e/ou modificação de formas de comportamentos inadequados através do modelo Andragógico de Ensino-Aprendizagem;
Proporcionar possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional aos profissionais, de acordo com as necessidades da função, realidade e/ou interesses, fornecendo maior qualificação profissional.
Ementa
Importância da Comunicação. Fundamentos da Oratória Contemporânea. Combater a inibição e o medo
de falar em público. Processo de Comunicação. Aspectos comunicacionais.
Falar com desembaraço e sem constrangimentos Obter dicas para ser objetivo e conciso. Adquirir estratégias (sorrir e olhar) para convencer e influenciar. Técnicas comunicacionais aplicadas aos procedimentos jurídicos. Recursos e aspectos lingüísticos. Impostação vocal. Falar de improviso. Saber ouvir e escutar. Técnica da boa escuta. Comunicação estratégica e marketing comunicacional. Reavaliação do grupo e avaliação do curso.
Conteúdo Programático (títulos e discriminações de unidades e subunidades)
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Unidade 1: Importância da Comunicação: estratégias para o levantamento do perfil comunicacional.
Avaliação e auto - avaliação da performance comunicativa. Fundamentos da Oratória Contemporânea: retórica moderna e a arte de falar em público. Combater a inibição e o medo de falar em público: habilidades e posturas do advogado moderno. Processo de Comunicação: falar com desenvoltura, expressividade, autoconfiança e assertividade. Dicas e regras para falar em público.
Unidade 2: Aspectos comunicacionais: aprimoramento da voz e dicção (articulação) dos sons da fala.Aspectos comunicacionais: aprimoramento do vocabulário e expressão corporal (gestos indicativos e representativos).Falar com desembaraço e sem constrangimentos: melhorando a postura e a gesticulação. Obter dicas para ser objetivo e conciso: trabalhar a organização das idéias e frases.
Unidade 3: Adquirir estratégias (sorrir e olhar) para convencer e influenciar. Técnicas comunicacionais aplicadas aos procedimentos jurídicos. Recursos lingüísticos adequados que devem ser utilizados para organização de discursos e conversação e aspectos que devem ser evitados durante o atendimento ao cliente, um conflito e conversação.
Unidade 4: Impostação vocal para audiências. Aprender a falar de improviso em qualquer situação. Potencializar a capacidade de saber ouvir e escutar: a utilização das paráfrases e da 'técnica da boa escuta'. Comunicação estratégica e marketing comunicacional. Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização dos métodos Ativo-dirigido (exploração de idéias e discussão em grupo) e Ativo-participativo e técnicas de apresentações individuais e em grupo, dinâmicas práticas, exercícios em grupo, jogos, simulações, além da utilização de recursos instrucionais e audiovisuais.
Recursos Instrucionais e Audiovisuais: multimídia ( data show), retroprojetor, tv, vídeo, ou material de apoio para atividades ou apostila.
Critérios e Instrumentos de Avaliação: Estratégias com objetivos cognitivos: realização das atividades propostas em aula, textos e vivências.
Estratégias com objetivos afetivos: técnicas de sensibilização e avaliação de reação ao curso.
Estratégias com objetivos corporais: simulação prática, reprodução de estratégias vocais, motoras relacionadas à aquisição de estratégias para o aprimoramento da voz, da comunicação, oratória, laboratório de observação e produção de discursos.
Bibliografia Básica:
BUENO, S. A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
BEHLAU, M. Avaliação e Tratamento das Disfonias. São Paulo: Lovise, 1995.
CÂMARA, J.M.. A estratégia da Palavra. São Paulo: Gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O . Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. Manual Teórico Prático. São Paulo: Lovise, 2001.
Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J. & ALL. Pesquisas de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975. ( Trad. Leda Pinto Mafra Iruzum) apud POLITO, R.. Técnicas e segredos para falar bem. São Paulo: IOB Publicações Jurídicas, 1993.
COLUCCI, E. e CARRASCO, M.C.O. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Negociação. Belo Horizonte: Anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Set/2002.
DAMIÃO, R. e HENRIQUES,A. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Atlas. 1997.
FERNANDO, P. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
FISHER, R. e URY, W. Como chegar ao sim - a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, Ed. 1994.
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia Estética. São Paulo: Pró Fono, 2000.
MARTINELLI, D. P.e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Ed Atlas, 1997.
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São Paulo: Makron Books, 1993.
PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 2001.
POLITO, R. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001.
POLITO, R. Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa. São Paulo: Saraiva, 2001.
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégicas, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
TOLEDO, M.P.M. E NADOLSKIS, H.. Comunicação Jurídica. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002
WEISS, D. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Trad. Marta Mortara. São Paulo. Nobel, 1991.
ESA Santos
Valor do evento:
R$180,00
Em até:
2x de:
R$90,00