Você está em
Home
Cursos
Organizador e Professor: Dr. Dennis de Miranda Fiuza Horário do curso: 9:00 às 12:00 hs (terças-feiras) Carga Horária Total: 42 horas
Organizador e Professor: Dr. Dennis de Miranda Fiuza
Horário do curso: 9:00 às 12:00 hs(terças-feiras)
Carga Horária Total: 42 horas
De 20/03/2012 À 26/06/2012
PROGRAMAÇÃO:
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral: Justificativa para a disciplina: Nos tempos atuais, as relações de comércio exterior tendem a aumentar em progressão geométrica, notadamente em face do fenômeno da globalização e da revolução tecnológica. Por outro lado, a relação dos Estados com as sociedades pagadoras de tributos tem sido pautada por inúmeros atritos, eis que o desequilíbrio econômico entre as diversas nações obriga o Poder Público a aumentar a carga de tributos, nem sempre respeitando a rigidez dos tratados internacionais nem os sistemas constitucionais tributários. Assim sendo, o estudo do Direito Tributário Aduaneiro é disciplina que visa complementar a formação acadêmica do profissional egresso do curso de bacharelado em direito, que já possui noções fundamentais sobre o sistema jurídico tributário, para que possa também ser um crítico e combativo operador da defesa dos direitos amparados pelo ordenamento jurídico nacional e internacional.
Objetivos Específicos: Para a área do conhecimento: complementar os conceitos concernentes ao sistema constitucional tributário, definindo a locução legislação tributária; métodos de interpretação e aplicação das mesmas, a fim de que o estudante compreenda como se estabelece o fenômeno da tributação, com a formação e extinção da obrigação tributária no âmbito das relações aduaneiras, bem como os meios procedimentais de cobrança e resistência à exigência de tributos incidentes sobre as operações de comércio internacional.
Para o campo das habilidades e atitudes: despertar e desenvolver no aluno a capacidade de compreender e interpretar o exercício da atividade tributária do Estado nas relações de comércio exterior em contrapartida aos direitos do sujeito obrigado a pagar tributos, valendo-se dos conceitos dos institutos da matéria; dotá-lo do instrumental técnico-jurídico necessário à atuação profissional na área jurídica abrangida pela disciplina, com vistas à defesa dos interesses individuais no âmbito desse ordenamento.
Ementa
_________________________________________________________________________________
Normas Gerais de Direito Tributário e sua aplicação às relações comerciais internacionais. Direito Tributário e Direito Aduaneiro. Noções Fundamentais de Processo Administrativo e Judicial Tributário envolvendo questões relacionadas ao Comércio Exterior. Os Tratados Internacionais e a Tributação das operações de Comércio Exterior.
_________________________________________________________________________________
Resumo: O Curso de Direito Tributário Aduaneiro objetiva fornecer aos advogados a capacidade de compreender e interpretar o exercício da atividade tributária do Estado nas relações de comércio exterior em contrapartida aos direitos do sujeito obrigado a pagar tributos, valendo-se dos conceitos dos institutos da matéria; dotá-lo do instrumental técnico-jurídico necessário à atuação profissional na área jurídica abrangida pela disciplina, com vistas à defesa dos interesses individuais no âmbito desse ordenamento.
_________________________________________________________________________________
Conteúdo Programático (títulos e discriminações de unidades e subunidades)
_________________________________________________________________________________
1 - Unidade - Espécies de Tributo: teorias tripartida (impostos, taxas e contribuições de melhoria); quadripartida (impostos, taxas, contribuições de melhoria e contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse de categorias profissionais e econômicas) quinquipartida (impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsórios). Posição majoritária da doutrina e jurisprudência sobre o assunto. Análise dos tributos incidentes sobre as operações de comércio internacional.
2 - Unidade - limitações Constitucionais ao Poder de Tributar (Princípios Tributários): legalidade estrita, isonomia, capacidade contributiva, irretroatividade, anterioridade, não confisco. Impedimento à limitações do tráfego de pessoas por meio do tributo, Uniformidade Geográfica, Imunidade Recíproca, não cumulatividade e seletividade. Vedações dos artigos 151 e 152 da Constituição.
3 - Unidade - Incidência da Norma Tributária: estudo em torno da regra-matriz de incidência (a hipótese e seus critérios relativos ao: fato, tempo e espaço); (conseqüência e seus critérios relativos aos: sujeitos da relação tributária e conteúdo quantitativo da norma).
4 - Unidade - Alcance da norma do artigo 146 da Constituição Federal. Lei Complementar em matéria tributária: regulamentação de conflitos de competência e regulamentação das limitações constitucionais ao poder de tributar; Estabelecimentos de normas gerais em matéria tributária, conceito de legislação tributária, vigência, aplicação e interpretação da legislação tributária.
5 - Unidade - Obrigação tributária: conceito, espécies, constituição, fato gerador, sujeitos da relação, crédito tributário, constituição do crédito tributário, suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário; garantias e preferências, Administração tributária: procedimento fiscalizatório; quebra do sigilo fiscal (LC 104) e quebra do sigilo bancário para fins fiscalizatório do crédito tributário; dívida ativa e certificados de dívida ativa.
6 - Unidade - As diversas formas de lançamento tributário nas operações de comércio internacional. Tributos fiscais e extrafiscais. O artigo 153, § 1º da CF/88 e o princípio da legalidade. (art. 150, I CF/88). A fixação de preços mínimos para importação de determinadas mercadorias. Validade destas disposições. O Código Tributário Nacional e a CF à luz dos tratados internacionais. As conseqüências jurídicas do descumprimento das regras do tratado internacional.
7 - Unidade - A OMC, sua história, formação e composição como organismo internacional. O nascimento do "GATT" e sua incorporação à da OMC. Os resultados da "RODADA URUGUAI" do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) realizada em 1994 e rodadas subseqüentes.
8- Unidade - O SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior da Secretaria da Receita Federal. Tributos incidentes sobre as operações de comércio internacional. A declaração de importação registrada pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior da Secretaria da Receita Federal (SISCOMEX). O despacho aduaneiro de importação. O despacho aduaneiro de exportação. Tributos incidentes sobre as operações de exportação.
9- Unidade - VALORAÇÃO ADUANEIRA E AS REGRAS DA OMC. As diversas formas para encontrar o "valor real da transação". Os documentos internacionalmente aceitos como comprobatórios do valor real da transação. O certificado de origem das mercadorias importadas. A fatura comercial "Proforma" (Comercial Invoice). O "Bill of Lading" - Conhecimento de Transporte marítimo e seu valor como título patrimonial.
10- Unidade- O método comparativo entre DI's como forma de fixação do "valor real da transação". As diversas modalidades para fixação do "valor real da transação" e a possibilidade de fraude. A "falibilidade" do método comparativo. As diversas modalidades de valoração aduaneira.
11- Unidade - O processo administrativo fiscal relativo às operações de comércio internacional. O processo judicial para a composição dos litígios relativos às operações de comércio internacional.
12- Unidade - O mandado de segurança em matéria aduaneira relativa à valoração. O prazo decadencial da ação mandamental em matéria aduaneira As ações cautelares em matéria aduaneira. As ações ordinárias. O "due process of law" e a discussão judicial do valor aduaneiro. A possibilidade de "contracautela" em sede administrativa e judicial para a discussão do valor aduaneiro após a liberação das mercadorias.
13- Unidade - A "apreensão" das mercadorias face à constatação de sub-valoração aduaneira pelo importador. O depósito integral do valor discutido para suspensão da exigibilidade do crédito tributário. As mercadorias que necessitam de licença de importação (LI) não automática. Consequências jurídicas do embarque de mercadorias sujeitas à obtenção prévia de LI não automática.
14- Unidade - A defesa concomitante administrativa e judicial do contribuinte. A possibilidade de revisão das declarações de importação - conseqüências jurídicas lançamento tributário e as Operações de Comércio Internacional. Os diversos aspectos do lançamento tributário à luz do regramento do OMC..
Metodologia:
Recursos Instrucionais e audiovisuais: retroprojetor, multimídia (data show, tv e vídeo, som), filmadora, material gráfico (material de apoio para atividades e apostila).
Critérios e Instrumentos de Avaliação: aplicação de prova dissertativa
Bibliografia Básica:
ROCHA, Paulo César Alves. Regulamento Aduaneiro: anotado com textos legais transcritos Ed. Aduaneiras. São Paulo: Aduaneiras, 2009.
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Malheiros, 2009.
CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito constitucional Tributário. São Paulo: Malheiros, 2008.
BIZELLI, João dos Santos. Comércio Exterior: Terminologia e Regras Oficiais da ICC para a Interpretação de Termos Comerciais. Rio de Janeiro: Ed. Aduaneiras, 2010.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2009.
COIMBRA, Delfim Bouças. O Conhecimento de Carga no Transporte Marítimo. São Paulo: Ed. Aduaneiras, 1997.
GOYOS JUNIOR, Durval de Noronha. A OMC e os Tratados da Rodada Uruguai. São Paulo: Observador Legal, 1994.
RATTI, Bruno. Comércio Internacional e Câmbio. 9ª ed., São Paulo: Ed. Aduaneiras, 1997.
ESA Santos
Valor do evento:
R$280,00
Em até:
2x de:
R$140,00