OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

ESPECIAL G1 SANTOS E REGIÃO: OAB Santos oferece serviços gratuitos para a população

04/08/2017 Voltar

Instituição realiza trabalho para contribuir com avanços significativos na sociedade

Imprimir


No o mês em que é celebrado o Dia do Advogado, 11 de Agosto, a Casa da Advocacia e da Cidadania da OAB Santos comemora e intensifica seus serviços, lutando pela igualdade social e estimulando a participação da sociedade em debates, orientações, campanhas e atendimentos totalmente gratuitos.

"Nós, advogados, somos representantes da sociedade e lutamos pela defesa do Estado Democrático de Direito e das garantias constitucionais. A OAB sempre foi uma instituição participativa na história do Brasil. Respeitando os ditames das liberdades individuais e do interesse público e tendo a ética como bandeira. A OAB, por meio das comissões, realiza trabalhos que resultam em mudanças significativas em nossa sociedade", disse o presidente da OAB Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues.

A população de baixa renda, que precisa do atendimento de um advogado, mas não possui condições financeiras de obter acesso à justiça, pode contar com o serviço da CADOJ (Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação Jurídica ao Cidadão), uma parceria com a Prefeitura Municipal. Por meio desse serviço, é possível obter orientação jurídica ou ir a juízo de forma gratuita, sendo custeado na íntegra pelo poder público. Os munícipes devem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos e apresentar comprovante de renda e de residência, além do RG e CPF.

Outro serviço relevante é prestado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa que realiza um atendimento gratuito à população, que, muitas vezes, não tem conhecimento de quais órgãos públicos devem procurar quando lhe surge algum problema. "Recebemos pessoas com problemas de juros abusivos em bancos e cartões de crédito, dúvidas previdenciárias ou que não sabem como conseguir medicamentos de uso contínuo. Percebemos que os idosos são carentes de orientações, já que muitos não mexem com informática, desconhecendo então até o número do telefone de onde devem se dirigir", disse a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Telma Aulicino.



Periodicamente acontece também a Oficina de Pais, um trabalho que tem como objetivo informar os participantes, conscientizando-os e fazendo-os refletir sobre os prejuízos relacionados à manutenção do conflito, no âmbito familiar.


"É uma ferramenta útil àqueles que já se propõem à mudança no contexto do conflito familiar, porque cansados do desgaste físico e emocional das disputas destrutivas, procuram alternativas de efetiva solução. Conscientiza os adultos acerca da importância da relação parental, ou seja, entre pais e filhos, para o seu regular desenvolvimento físico, mental e social. Sugere alternativas de comunicação eficiente e convivência pacífica que resguardam a sanidade física e mental de todos, especialmente de crianças e adolescentes", explicou a presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Colaborativas, Cláudia Mendes de Carvalho.


 

O presidente Luiz Fernando destaca ainda outros trabalhos. "Criamos debates de questões que atingem diretamente a população, como a audiência pública sobre o Sistema Anchieta - Imigrantes, palestras sobre Lava Jato, direitos da população LGBT, campanhas de combate à hepatite C, entre outros temas. Convidamos autoridades e sociedade em geral, para contribuir com o desenvolvimento do nosso País. Esse é o nosso papel, valorizar o advogado e, unidos, lutar pelo que é de direito do cidadão brasileiro".

Todo o calendário de serviços e eventos da OAB Santos está disponível no site www.oabsantos.org.br