OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

"Cartório do Futuro" é tema de reunião entre OAB e Juiz diretor do Fórum de Santos

04/09/2017 Voltar

Imprimir

O presidente da OAB Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues, esteve no dia 30 de Agosto, juntamente com o Conselheiro Secional, Dave Prada e os membros das comissões de prerrogativas da Subseção, com o juiz diretor do Fórum de Santos, Joel Birello Mandelli, para entender como funcionará a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), conhecida como "Cartório do Futuro", que será implantada esse ano em Santos, como também os impactos que serão trazidos para a advocacia.

O programa consiste no agrupamento de cartórios da mesma competência para processamento e cumprimento de determinações judiciais. É uma inovação do Tribunal de Justiça de São Paulo para adequar as unidades judiciais à realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital.
 
"A adaptação no início pode ser complicada, mas a tendência é melhorar. Os juízes terão um suporte melhor do gabinete e o cartório passará a contar com servidores específicos para os processos físicos e para os digitais aproveitando as novas tecnologias do processo digital", disse o presidente da OAB Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues.
 
A UPJ unificará quatro ofícios judiciais de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais. Em Santos, a UPJ será híbrida, composta de processos físicos e digitais.
 
Além de unificar os cartórios, a UPJ adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções processuais transformam-se em equipes com gestores e atribuições específicas: atendimento ao público, processos físicos, movimentação dos processos digitais e cumprimento dos processos digitais.
 
As varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização dos atos decisórios (despachos, decisões e sentenças), além de outras atividades do processamento digital.
 
A UPJ em Santos ganhará um juiz auxiliar para receber processos das Varas Cíveis, o que otimizará os serviços e a tendência é a melhora na prestação jurisdicional que antes era realizada por 04 juízes e respectiva equipe de gabinete com quatro funcionários e passará a ter 05 juízes cada uma equipe de 06 funcionários.
 
A OAB SANTOS permanecerá atenta e acompanhará as mudanças realizadas pelo TJSP cobrando os resultados práticos e propondo eventuais correções de rumo, se necessário for, para melhora continua dos serviços forenses.