OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

Primeira edição do OAB Santos vai a Brasília leva comitiva para participar do Programa de Capacitação de Segurança da Informação

25/04/2018 Voltar

Imprimir

A Comissão de Informática Jurídica e Direito Eletrônico da OAB Santos lançou o projeto inédito OAB vai a Brasília. Durante a sua primeira edição, realizada no 16 de abril, o presidente da OAB Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues, juntamente com a presidente de comissão, Valéria Reani Rodrigues Garcia, chefiou uma comitiva de 15 profissionais da área para participação no Programa de Capacitação em Segurança da Informação.

O curso foi ministrado no Departamento de Segurança da Informação e Comunicações no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC), no Palácio do Planalto, em Brasília. A capacitação foi conduzida pelo diretor do DSIC, coronel Arthur Pereira Sabbat e sua equipe: tenente-coronel Garcia, major Democlydes e comandante Rangel.
 
Atenta aos avanços tecnológicos e preocupada com essa nova situação, a presidente da Comissão de Informática Jurídica e Direito Eletrônico da OAB Santos desenvolveu o projeto com o objetivo de capacitar os operadores de Direito para fazer frente aos novos conflitos gerados pela globalização.
 
"Vivemos a era da informação com os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet. Tais avanços nas comunicações alcançaram um nível de integração inimaginável de forma tal que sem dúvida, as tecnologias com as quais contamos hoje geram muitos benefícios para cotidiano das pessoas, uma vez que a sociedade atual tem acesso a uma série de produtos e serviços que facilitam sua vida, além disso, a todo instante novos produtos são criados para satisfazer as necessidades que vão surgindo", enfatizou a advogada Valéria Reani Rodrigues Garcia.
 
"Outrossim, existe também o lado sombrio da evolução da tecnologia que traz muitos incidentes, a exemplo de vazamento de informações e ataques cibernéticos. São comuns invasões aos sites de comércio eletrônico e base de dados de diversas organizações, revelando a fragilidade dos sistemas, resultado da falta de segurança na infraestrutura de tecnologia colocando em risco operações críticas, causando prejuízos financeiros e, principalmente, a credibilidade dessas instituições", completou a presidente da comissão.
 
"Reconhecer a importância da tecnologia e das informações no mundo digital é um passo importante para desmistificar o assunto e valorizar a advocacia, que deve acompanhar a evolução do mundo virtual. E cada vez mais a tecnologia ganha maior profundidade no dia a dia da vida do advogado e veio para ficar, modificando por completo todos os conceitos da advocacia tradicional", enfatiza o presidente da OAB SANTOS, Luiz Fernando Afonso Rodrigues.
 
Participaram da comitiva o advogado Carlos Alberto Casanova Campos, presidente da Comissão de Direito Digital da OAB Campinas; as advogadas Isabela Castro de Castro, presidente da Comissão da Mulher Advogada, e Telma Cristina Aulicino Costa, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, ambas da OAB Santos, em demonstração de união e cooperação nossa instituição, além das advogadas e advogados: Roseli Gomes Martins, Eraldo Soares Pinto, Leandro Rios Baquedano, Adriana Oliveira Rocha, Eliana Cristina Gouveia, Bel. Edilza Silvestre da Silva, Matheus Gomes Martins Coelho, Leonardo Alves Saraiva, professor Durval Garcia Junior e consultor TI Igor Soares Pereira.
 
A agenda da capacitação compreendeu 4 horas de curso, com os seguintes temas:
·        Apresentação sobre a Estrutura e Competência do DSIC(Cel. Arthur Pereira Sabbat - Diretor do DSIC)
·        Política Nacional de Segurança da Informação(Tenente Coronel José Garcia da Luiz - Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação)
·        Tratamento de Incidentes de Redes no Governo Federal(Major Democlides - Coordenação-Geral do Centro de Tratamento de Incidentes de Redes)
·        Atividades relacionadas ao credenciamento de segurança e ao tratamento de informação sigilosa(Sr. Samuel -Coordenação-Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento)
·        Privacidade de dados e a Segurança da Informação(Comandante Alcimar Sanches Rangel- Coordenação Geral de Gestão da Segurança da Informação)
·        Visitação às dependências do DSIC, local onde é coordenada toda a segurança da informação e comunicação do Gabinete Institucional da Presidência da República.
Os participantes ainda foram agraciados com a visita ao Palácio do Planalto, onde apreciaram objetos e obras de arte, galeria de ex-presidentes, arquitetura, salões e salas de reuniões. Ao final, todos receberam os certificados da capacitação em Segurança da Informação.