Você está em
Home
Comunicação
Notícias
Neste dia 25 de novembro, o Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Baixada Santista iniciou sua ação 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Esta ação, de origem internacional, tem o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. O evento acontece e um período com significativas datas históricas e marco de luta das mulheres. A campanha finaliza no dia 10 de dezembro no Dia Internacional dos Direitos Humanos, vinculando a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.
Dentro da programação, no dia 6 de dezembro acontece o HeForShe realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil Baixada Santista em parceria com a OAB Santos. Além da palestra de conscientização sobre a violência contra a mulher, teremos a participação do cineasta Dandi Alexandre onde apresentará o trailer do seu filme "Ferida" a partir de muita pesquisa sobre a violência contra as mulheres e um convite a um bate papo mediado pela liderança do comitê de combate à violência contra a mulher do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Baixada Santista e o cineasta. Evento aberto ao público com início às 18h30. A Casa do Advogado fica na Praça José Bonifácio, 55 - Centro de Santos.
Sobre o cineasta: Dandi Queiroz nasceu em Santos - São Paulo, é formado em Cinema e audiovisual pela Universidade São Judas (campus unimonte). Dandi Queiroz começou sua carreira profissional como: produtor executivo no curta Metragem Ficção "Tato" (2013). Como roteirista e diretor nos curtas: "Tocando meu destino" (2015), documentário premiado como melhor filme no Festival de cinema do Pará; "Por Ela" (2015), ficção premiado como melhor filme, e menção honrosa no Festival de Cinema de Canedo; "Ferida" (2016), ficção exibido em Festivais internacionais da Indonésia e Córeia do Sul; Pelo Nosso Olhar (2018), ficção produzido na cidade de Busan/Córeia do Sul, pelo Busan InterCity Film Festival. Além de escrever, dirigir, e produzir, filmes para cinema, também escreve poesias, letras e contos desde o ano 2000. Atualmente está iniciando a produção do seu longa metragem "Blindada".
Sobre o HeforShe: Criado em 1991 onde 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo, a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.
Sobre o Grupo Mulheres do Brasil: liderado pela empreendedora Luiza Helena Trajano foi criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mulheres de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando no todo, por um país melhor e atua em diversas frentes como empreendedorismo, combate à violência contra a mulher, educação, saúde, educação, inserção de refugiados, inclusão de deficientes,carreira executiva, cultura, igualdade racial, Meninas do Brasil, políticas públicas e social. Atualmente contamos com 41 núcleos no Brasil e no exterior. O núcleo Baixada Santista iniciou suas atividades em maio de 2018 sob a liderança da Coach e empresária Patrícia de Almeida. Nosso núcleo, atualmente composto pelo Comitê de Combate à Violência contra a Mulher liderado pela psicóloga Rosângela da Silva e pela enfermeira Patrícia Lemos já realizou ações de conscientização que alcançaram cerca de 500 pessoas em três meses, realizada nos mais diversos lugares da Baixada como universidades, postos de saúde, inclusive presídios. O objetivo deste comitê é desenvolver ações para buscar proximidade com a comunidade e os poderes relevantes nesta problemática para orientar, conscientizar sobre os direitos das mulheres e construir novos paradigmas para o fim da violência doméstica contra as mulheres, além de contribuir com o enfrentamento desta questão, que exige a participação de vários setores do Estado e da sociedade civil para a construção de políticas públicas eficazes. Nosso próximo passo está sendo a criação do Comitê de Políticas Públicas para permear as ações do nosso núcleo.