OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

NO DIA DO ADVOGADO, UMA HOMENAGEM MAIS QUE MERECIDA

27/08/2019 Voltar

Imprimir

A justiça só existe devido ao trabalho árduo do advogado. Por isso, em seu dia, o profissional do Direito recebeu homenagem na Câmara de Santos, em sessão solene proposta pelo vereador Bruno Orlandi e presidida pelo vereador Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha, que ressaltou que toda família deveria ter um advogado.

Os advogados foram representados na mesa pelo presidente da Subseção Santos da OAB, Rodrigo de Farias Julião, que afirmou ser aquele mais um dia inesquecível em sua vida. "É uma honra. Fico feliz que a advocacia tenha recebido esta homenagem. Uma advocacia forte é uma sociedade forte".

Julião também salientou que a advocacia santista sempre foi referência no Brasil e que a sessão solene representava uma manifestação de respeito e reconhecimento. "A presença do advogado é fundamental para facilitar a dinâmica de viver em sociedade".
Bruno Orlandi agradeceu à OAB Santos pelo trabalho desenvolvido e cumprimentou a diretoria (Maria Lúcia Robalo, Tânia Machado de Sá, Raphael Meirelles e Rogério Bassili).

"Não é fácil representar a classe dos advogados, é uma luta incansável. Ele abre mão do convívio familiar para estar com clientes, na delegacia, fazendo petições. Se há um responsável por se fazer justiça é o advogado, que tem que usar de oratória, sapiência, brilhantismo, dinamismo".

O plenário ficou lotado de advogados e a mesa foi integrada ainda pelo delegado seccional de Santos, Carlos Schneider, e pela procuradora geral de Santos, Renata Arraes, representando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Ela enalteceu o trabalho das mulheres advogadas e ressaltou a importância da homenagem. "Que nós tenhamos sempre alguém que lembre dessa data".
 
Veja a íntegra do discurso de Rodrigo Julião:
 
"Em nome da OAB Santos, agradeço ao vereador Bruno Orlandi e ao presidente desta casa de leis a manifestação de respeito e reconhecimento à advocacia de Santos.
Somos aqueles que, apesar das diversidades, sonham com a justiça alcançando aqueles cuja voz tomamos para nós e a defendemos. Somos aqueles que vivemos muito mais nos escritórios e fóruns do que com a própria família. Escolhemos uma profissão, mas também uma forma de viver: desgastante e apaixonante.

Somos aqueles que, durante cinco anos, adquirem um conhecimento que muda continuamente e se não continuarmos estudando, seremos engolidos não pelo mercado, mas por nossa própria inércia. Sim, a espada da justiça permanece a vida toda sobre nossas cabeças, nos lembrando que, a cada cliente aceito, é uma vida que se deixa ficar em nossas mãos.

Aqui estão advogados de várias gerações e classes sociais. Experientes, que passaram por muitos momentos do País. E recém-chegados à profissão que se perguntam se fizeram a escolha certa. Somos aqueles que buscam dentro de si a força necessária para, com uma palavra, ganhar a disputa estratégica com um colega que, na frente do juiz, se torna seu adversário, nunca seu inimigo.

Represento uma profissão que tem, no bem comum das partes, seu maior desafio e, na clareza de argumentos, seu bem maior. Represento uma instituição à frente de mais de 8 mil inscritos e que faz parte, há 86 anos, da história de Santos. Em nenhum momento a OAB Santos deixou de defender os santistas, advogados ou não.

Represento uma instituição que lutou pela separação dos três poderes, que saiu nas ruas por eleições Diretas, que luta pela liberdade de atuação do Ministério público.
Represento uma instituição que, para manter o mínimo de qualidade de seus profissionais, corta na carne aqueles que não alcançam o limite do conhecimento requerido para exercer a profissão.

Este corte está longe de ser porque queremos dificultar para criar uma casta poderosa. Ao contrário: precisamos, cada vez mais, e sob ataques diversos, provar a cada dia que a presença do advogado é essencial para facilitar a dinâmica de se viver em sociedade.
Represento uma instituição que zela pela liberdade de expressão, respeitosa e digna. Represento uma instituição que luta para a valorização de seus profissionais. Para que se firmem no desempenho honesto de suas atividades.

Represento uma instituição. Mas antes de estar presidente da OAB Santos, sou advogado. Como presidente da OAB Santos, advogado e pai de família sou aberto ao diálogo. Porém, nas agressões às nossas prerrogativas, sou e continuarei sendo intransigente em defesa da minha classe profissional.

Sou advogado e, quando uma prerrogativa é agredida, não é apenas o profissional que é atacado, mas sim, o cidadão, o destinatário da prestação judicional que defendemos.
Sou advogado e a grande diferença entre um advogado combativo e um advogado raivoso está no conhecimento. Um conhecimento que deve permanecer sempre em nossa profissão.

E, como advogado, digo a cada um de vocês, colegas de profissão, vivam cada dia como só o verdadeiro advogado faz: com paixão, humildade, honestidade e coragem".