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Nesta quinta, 23, a vice-presidente da OAB Santos, Maria Lúcia Robalo, conduziu a live com o presidente da OAB Jales, Marlon Luiz Garcia Livramento. O tema Ética, Publicidade e Marketing em tempos de Pandemia foi acompanhado de orientações e perguntas dos seguidores do Instagram da Subseção Santos.
Marlon destacou três pilares a serem seguidos na publicidade e divulgação do advogado: a mensagem deve ser informativa, discreta e moderada. Aliás, não apenas enquanto durar a pandemia.
"Você deve informar como a lei se comporta sobre determinado assunto, mas não mencionar como seu escritório resolve tal problema. A advocacia não pode ser mercantilizada".
Nesse sentido, Maria Lúcia Robalo chamou a atenção para os escritórios virtuais. "A pessoa clica e já sai o valor para a pergunta". Marlon confirmou a proibição desse artifício.
Outro destaque foram as participações de advogados em programas de rádio e televisão. Marlon lembrou que informar e analisar, segundo a legislação disponível ou jurisprudência sobre um assunto é diferente de falar sobre suas experiências, em ações, e respectivos resultados, com o tema em questão.
Posts? Só os informativos
Postagens, na forma de flyers (cartazes virtuais), dos direitos das pessoas são permitidas. "Por exemplo, o flyer de alguém arrependido por uma compra e a mensagem que o Código do Consumidor lhe dá o direito de trocá-la. Isto é um fato. Na mesma mensagem colocar seus contatos telefônicos e horário de atendimento, tem sentido de captação de cliente. O flyer por si, mencionando a lei, basta", explicou o presidente da OAB Jales.
No caso de perguntas dos seguidores, Marlon orientou a não responder nos comentários, visíveis a todos, mas sim, chamar a pessoa no privado e responder sua dúvida, sem oferecer seus serviços, "já que seu email para contato pode ser encontrado na Biografia, caso a pessoa se interesse".
Nos blogs, de novo os três pilares: mensagens informativas, discretas e sóbrias, reforça Marlon e acrescenta que, "ao final da informação, no blog, devem constar o nome do profissional ou escritório, o número da inscrição na Ordem e email de contato".
Decisões favoráveis
Marlon Luiz foi enfático: " não é permitido postagens de decisões favoráveis, mesmo apagando o nome do cliente. Trata-se, claro, de promoção pessoal, pois indica que o advogado pode resolver um caso parecido, de alguém que esteja passando por dificuldades similares. Mas sabemos que cada caso envolve suas particularidades".
Por outro lado, é permitido a publicação de flyers do TST, STF, por exemplo, desde que mencionada a fonte.
Tribunal de Ética: valorização do advogado
"O Tribunal de Ética não é de exclusão, mas sim, de valorização do advogado", afirmou Marlon. "Bons profissionais também são citados no TE, por motivos diversos. O Tribunal dá espaço para que se esclareça uma denúncia de forma contundente. O que não pode acontecer é permitir que profissionais, mesmo sabendo que vão contra o Estatuto da Advocacia, prejudiquem os demais".
Ao final da live, tanto o presidente de Jales como Lúcia Robalo lembraram que a melhor publicidade continua sendo o atendimento bem feito junto ao cliente, a honestidade com seus questionamentos e a garantia de fazer o que está ao alcance, amparado pela lei, tendo sempre o cuidado de não afirmar vitória antecipada.
Ao final da live, Marlon lembrou que "as redes sociais são verdadeiros oráculos sobre nós, gera e agrega valores e nossos futuros clientes estão vendo isso".