Com o licenciamento do Presidente Raphael Meirelles, do Vice-presidente Sérgio Marques e de Leonardo Ramos, Secretário Geral, assumem a frente da Subseção, por tempo indeterminado, Daniella Berkowitz, como Presidente, e Jackeline Pereira, Vice-presidente.
Ao encerrar, hoje, 08, a homenagem às ex-diretoras da Subseção, Raphael Meirelles assinou a Portaria 01/2022, pela qual passam a responder como Presidente e Vice-presidente, respectivamente, Daniella Berkowitz e Jackeline Pereira, atuais Tesoureira e Secretária Geral Adjunta.
Para Meirelles, "é o começo de uma gestão que vem para mudar espaços e narrativas" e destacou o empenho das duas diretoras, a vontade de realizar ações que representam "uma advocacia sem vaidade, uma advocacia sem politicagem, a pura advocacia que quer fazer e quer melhorar o espaço dessa Casa".
Segundo o Presidente, a posse por tempo indeterminado demonstra a dimensão de liderança que a mulher advogada conquistou na gestão 2022 -2024: "temos paridade de gênero na Diretoria Executiva (duas mulheres), nas Diretorias Adjuntas (seis entre 13 homens) e, nas 82 Comissões, nomeamos 119 mulheres e 118 homens".
Como parte dessa postura, afinada com o atual contexto social, Meirelles também anunciou, ainda em março, a criação da Comissão Especial de Prerrogativas da Mulher Advogada. "A OAB Santos merece, em seus 89 anos, ter uma liderança como as colegas demonstram em seus cargos, e ainda se dividirem em seus escritórios, seus estudos, suas famílias', afirmou o Presidente, agora licenciado.
Na mesma função que a pioneira
Daniella Berkowitz ocupa o mesmo cargo que fez de Lectícia Borges, a primeira mulher a entrar para os quadros da OAB Santos como Tesoureira. "É uma responsabilidade imensa: fazer jus a essa advogada brilhante e as demais colegas que vieram depois, no mesmo cargo, como Isa Solitrenick, Clara Monforte e Tânia Machado de Sá, cada uma, com sua personalidade e vontade de contribuir, de alguma forma, com a Ordem. Somos todas testemunhas do que o Direito do século XXI exige da mulher advogada: conteúdo, trabalho e respeito", afirmou Daniella, Presidente interina.
A primeira Secretária Geral Adjunta
Jackeline Pereira, por sua vez, é a primeira mulher no cargo de Secretária Geral Adjunta, tendo sob seu comando direto, as 82 Comissões Temáticas da Subseção. "Jamais esperava exercer uma função executiva na Ordem. Me sinto honrada pelo exemplo que todas as colegas, ex diretoras, nos deixaram. Agora, somos nós, todas que ocupam cargos nesta gestão, a deixar para as gerações futuras, um trabalho sério para toda a Advocacia santista", finalizou a atual Vice-presidente.