OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

Mulher negra: garantia dos espaços conquistados

13/07/2022 Voltar

Imprimir

Na tarde de sexta, 08, nossa instituição recebeu Dione Almeida Santos, Secretária Geral Adjunta da OAB São Paulo. Na conversa com Raphael Meirelles e Leonardo Ramos, Presidente e Secretário Geral da OAB Santos, Dione destacou a importância da visibilidade da mulher advogada, em especial, a negra, para as futuras gerações de advogadas.

Raphael Meirelles, Leonardo Ramos e Dione Almeida Santos conversaram sobre os planos das duas instituições como cursos e a necessidade da implantação de novos projetos para a jovem advocacia.
 "Fiquei muito feliz em ver o interesse do Presidente da OAB Santos em viabilizar uma advocacia mais respeitosa, mais inclusiva. Sei que sua gestão é constituída pela maioria de mulheres e isso é muito bom porque demonstra, para todos nós, que as mulheres estão ocupando espaços de poder e de decisão. Isso é imprescindível para que nossa sociedade avance", afirmou Dione Almeida Santos.
Ocupando um cargo na Diretoria Executiva da maior Seccional do país, que pela primeira vez em 90 anos, tem a primeira mulher presidente eleita e a primeira diretora negra, Dione Almeida Santos acredita que sua trajetória é a continuação dos "passos de outras mulheres negras. Todas construíram, com muita dificuldade, mas com muita resiliência, o que estamos vivendo em 2022. Sem dúvida, é uma grande responsabilidade permanecer e ocupar esses espaços para que outras mulheres negras possam vir e ter melhores condições de vida, mais igualdade de chances e mais oportunidades de se realizarem nesses espaços de poder e decisão".
Dione Almeida chega nesse espaço e cria uma nova concepção de vida institucional para as meninas negras e para a jovem advocacia: "fico muito feliz quando, nas universidades, nas Subseções, ouço meninas e jovens advogadas falarem que elas se sentem representadas por mim e que conseguem se ver em espaços de poder porque estou ali. Isso para mim é motivo de muita alegria, de muita responsabilidade e de muita gratidão. Espero que para elas o acesso, a permanência e a ascensão seja mais fácil".
 
Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
A Secretária Geral Adjunta da Seccional destacou que sempre questionou o retrato de uma instituição que também era composta por advogadas negras, mas nunca teve uma mulher negra na Diretoria da OAB SP. Nesse sentido, as últimas eleições na OAB representaram uma quebra de paradigma, ocasião em que enfatizou a importância do dia 25 de julho, que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
 
Em 2020, Dione Almeida idealizou o "Primeiro Encontro de Juristas Negras da Baixada Santista e Vale do Ribeira" em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

 
Este ano, para destacar o significado da data, a OAB Santos promoverá o Dia da Mulher Negra - Empoderamento Feminino, dia 29 deste mês, a partir das 15 horas. Realizado pelas Comissões de Igualdade Racial, Jovem Advogado e Mulher Advogada, o evento trará uma roda de conversa com profissionais de diversas áreas, entre elas, a participação de Dione Almeida
"Devemos celebrar, sim, todas as mulheres. Porém, nosso compromisso é com uma instituição forte, democrática, para servir a advocacia que, como a população brasileira, é de todos nós, de todas as cores e raças, gêneros. Uma OAB sem silenciamento e sem apagamento das mulheres negras", finaliza a Secretária Geral Adjunta da Seccional paulista.
 
Foto: Leonardo Ramos, Secretário Geral OAB Santos; Dione Almeida Santos, Secretária Geral Adjunta OAB SP e Raphael Meirelles, Presidente OAB Santos