OAB - Santos

OAB - Santos - Principal

Patrícia Vanzolini e Leonardo Sica: posicionamento correto nos Tribunais

24/06/2024 Voltar

Imprimir

Patrícia Vanzolini e Leonardo Sica: posicionamento correto nos Tribunais

Criminalistas respeitados, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica, respectivamente, presidente e vice-presidente da OAB SP, participaram, nessa sexta (21), da palestra sobre Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais. A Subseção foi a primeira a receber a dupla de especialistas na abordagem do tema.
 
Oportunidade de conhecimento para profissionais e estudantes de Direito, "o evento trouxe dois ícones da advocacia paulista, cuja palavra, escrita ou falada, transmite conhecimento e habilidade pouco vistos na vida do aluno de Direito e também por nossos profissionais. Foi uma grande ocasião de aprender e entender os meandros de nossa atividade", afirmou Raphael Meirelles, presidente da OAB Santos.

Pela importância do assunto para a Advocacia, a palestra reuniu cerca de 150 participantes. Patrícia Vanzolini destacou a importância da argumentação frente à tecnologia que, se em um momento tende a ter papel importante no Direito, jamais substituirá a presença do advogado, sua dinâmica de comunicação nas audiências e, por isso mesmo, a sabedoria de resumir. Segundo a presidente, "juiz não tem tempo para leitura extensa".

Já Leonardo Sica, observou a mudança que a tecnologia trouxe na própria comunicação do advogado: "tínhamos aquela coisa meio rococó, cheia de empostação. Hoje, o desafio é comunicar, de forma rápida e simples, sem perder o conteúdo, seja em uma audiência, em uma palestra, ou mesmo em um artigo". Sica também citou a veracidade diante do juiz: "se estiver cansado por uma viagem até aquele local, fale. Com respeito e verdade. Isso não é sinal de fraqueza, mas de humanidade".
 
Primeira palestra Vanzolini/Sica

Ambos conhecidos criminalistas, a OAB Santos foi a primeira Subseção do Estado a recebê-los para essa palestra, que reuniu especialistas de outras áreas do Direito. "Isso porque poucos cursos mantém a prática de argumentação dentro de suas disciplinas. Ou seja: é com a vivência dos tribunais que o profissional adquire conhecimento em seu posicionamento para defender o cliente", finalizou Meirelles.