Você está em
Home
Comunicação
Notícias
Meirelles comandará a OAB Santos por mais três anos
Raphael Meirelles, atual presidente, foi reeleito com 3.523 votos e vai representar cerca de nove mil advogados.
Este ano, a OAB aplicou, em todo território nacional, votação on line. Na Comarca de Santos, com total de 5.503 votos válidos, 3.523 votos (64,2% e 73.67 dos votos válidos ) deram a vitória à Chapa 1 União para Avançar, representada pelo atual presidente, Raphael Meirelles.
"Recebo os votos de meus colegas como a confirmação de um trabalho em equipe, compromissado com nossa classe, mas também com a sociedade santista. Realizamos, em parceria inédita com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a digitalização dos processos físicos de todas as Varas de nossa Comarca; de forma persistente, lutamos para a volta do IML para a Cidade e, com o Poder Executivo e Judiciário, conseguimos a criação da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, tornando mais ágeis e especializados os trâmites dos processos nessa área. Os 3.523 votos que a Chapa 1 obteve mostram o quanto a advocacia santista é protagonista e unida em questões cruciais.", afirma Meirelles.
Como o dia da votação aconteceu em dia útil (quinta-feira) e depois de um feriado, o voto virtual pôde ser feito de qualquer lugar, através de computador, tablet ou celular. Para quem não teve acesso a dispositivos eletrônicos, a Subseção Santos, como todas no Estado, disponibilizou pontos de suporte.
Eleição respeitosa
Na avaliação de Meirelles, "fizemos uma campanha limpa e com conteúdo para mostrar. Isso fez diferença: falar e fazer têm distâncias consideráveis. Assumimos compromissos sérios com a advocacia e com a sociedade de nossa Comarca. Nada foi falado aleatoriamente, porém, com segurança do dever cumprido com a classe, com advogados e advogadas de todas as idades. Estamos em um momento em que ninguém aguenta mais palavras em vão. As pessoas querem soluções e nós demos isso em três anos. Para o próximo triênio, nossa postura será a mesma: buscar soluções para as pessoas".
Reflexão
Meirelles ainda comentou a morte de José Eduardo Dias Collaço, presidente da OAB Santos (1985/1986), no dia das eleições: "era para ser um dia especial, com uma votação tão expressiva da vontade da advocacia santista, um dia de respeito com o próprio Direito. Talvez, por isso, pelo sentido de quem esteja a frente da OAB Santos, nosso colega, Dr. Collaço, nos deixa seu exemplo de advogado militante e humano, que nos obriga a refletir que é isso mesmo o que fica: o resultado no que somos no Direito do dia a dia e em nossa atuação na Subseção".
Além de Raphael Meirelles, compõem a nova Diretoria Executiva da OAB Santos: Daniella Berkowits (vice-presidente), Leonardo Ramos (secretário geral), Jackeline Pereira (secretária geral adjunta) e Cezar Hyppolito (tesoureiro).
Os outros resultados foram: 1.259 votos (22,88%) para a Chapa 2 - Futuro com história (candidata Marília Bonavides); 423 nulos e 298 brancos.
Agilidade
A votação on line começou às 9h e terminou às 17h. Às 17h20, os inscritos em todo o Estado souberam que, a maior Secional da OAB país, terá como presidente o advogado Leonardo Sica com 116.858 votos (46,65%).